Brasileirão e Futebol na TV

Guilherme KrolAssim como muitas emissoras de televisão do país, a Rede Bandeirantes de Televisão, possuí muita história. Desde quando entrou no ar, em 1967 até os dias atuais, se mantém como uma das emissoras mais importantes do país na transmissão de notícias e na prestação de serviços de informação aos telespectadores. Seja pelo seu núcleo de jornalismo ou pela transmissão marcante dos jogos de futebol, a Band continua a demarcar seu espaço no cenário midiático nacional. O Jornal da Band, principal telejornal do veículo é visto por milhões de brasileiros todas as noites, que “abrem” suas casas para escutar as notícias que são transmitidas por Ricardo Boechat, âncora que faz das palavras do público as suas e por isso é um dos ícones da profissão no Brasil. Na notícia, nos esportes ou até mesmo nas edições do Master Chef, a Band ainda se mantém, dobrando a “crise midiática” que se instaura pelas demais emissoras de televisão nacionais, garantindo seu espaço na luta pela audiência e na conquista das salas e dos olhos dos brasileiros.

Esporte como carro chefe: Outro destaque da emissora é o futebol. É possível acompanhar os times do Brasileirão e dos campeonatos estaduais semanalmente, com jogos ao vivo. Tanto pelo rádio quanto pela TV. E vários dos grandes narradores esportivos do Brasil já passaram pela Band, como Cleber Machado, Galvão Bueno e Luciano do Vale.

A representação da Band como emissora televisiva no país é de fato algo marcante, mas é também através do rádio que o nome destaque. O Grupo Bandeirantes de Comunicação, além da emissora de televisão, é detentor também da Band News FM, a primeira no ramo a oferecer ao ouvinte a perspectiva jornalística através de 24 horas de programação nos principais centros comerciais do país. Demarcando sua história através das transmissões em AM e em FM, a Band News também se adequou a modernidade ao trazer para sua programação o jornalismo diversional adaptado para o rádio, uma das vertentes da especialização jornalística.

Tanto a emissora de rádio, quanto a televisiva, após a convergência de mídias proporcionada pelo avanço da tecnologia no jornalismo, têm buscado diversificar suas produções, usando dos artifícios tecnológicos para atrair o telespectador e o ouvinte. Atender às demandas do público têm sido uma tarefa cada vez mais árdua, pois, assim como a internet é a maior inovação do século, é também uma das grandes vilãs nas redações dos conglomerados de mídia.

Diferentemente de outras emissoras, tanto a Rede Bandeirantes quanto a Band News FM superaram esse obstáculo, e aliaram a informação e a tecnologia para conquistar o seu espaço nas casas do público. Ao trazer as inovações tecnológicas e o jornalismo especializado para dentro de sua programação, ambos os veículos se adaptaram às novas necessidades do mercado e dos meios de comunicação, entregando aos seus telespectadores e ouvintes um trabalho de qualidade e que continua arraigado nos valores éticos e morais do jornalismo.